Rick Allen ajuda pessoas com estresse pós-traumático


Como baterista da banda inglesa de hard rock Def Leppard, Rick Allen, sabe bem como é estar no topo do mundo musical. Após um acidente automotivo quase fatal em 1984, ele também pôde saber, por experiência própria, como é perder completamente um braço esquerdo por causa de uma amputação. Fora, é claro, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPS), que quase destruiu sua vontade de viver. 

"Eu não sabia como seria minha vida após aquele dia terrível", diz Rick. "Foi o período mais sombrio da minha vida". E, mesmo atualmente, eu ainda me considero um trabalho em progresso".

Rick começou a aperfeiçoar seu uso de uma bateria eletrônica, para que ele pudesse tocar com apenas um braço. E, de fato, ele atingiu a perfeição: o álbum "Hysteria", do Def Leppard, vendeu mais de 20 milhões de cópias pelo mundo.

Mas Rick nunca esqueceu o que era sofrer. Isso nunca ficou mais evidente do que em 2006, quando a USO (United Service Organizations) o convidou para ajudar veteranos feridos no Walter Reed Medical Army Center. "Fiquei comovido com a coragem, o sofrimento e a extremamente desafiadora jornada que muitos deles teriam pela frente", recorda Rick. "Eu passei muito tempo falando com o máximo de guerreiros que consegui - ouvindo-os, aprendendo e dividindo minha própria experiência de perder um braço e ter tido de reconstruir minha vida". Rick saiu do Walter Reed Medical Army Center com um grande desejo de fazer mais pelos feridos dos Estados Unidos. Ele agiu convidando muitos guerreiros do Wounded Warrior Project (WWP) para assistir a um show do Def Leppard."

Norbie Lara, aluna do WWP, se lembra do momento com carinho: "Como eu mesma tive um braço amputado, fui encorajada pelo que Rick conquistou", diz Norbie. "Ele continua convidando veteranos para seus shows e mantém-se envolvido com o WWP do jeito que for possível, visitando os guerreiros em hospitais como o Bethesda, o Walter Reed e o Brooke Army Medical Center."

Rick e sua esposa Lauren também participam do Projeto Odisséia, um retiro de reabilitação ao ar livre, que ajuda os guerreiros a superar o estresse de combate, através de experiências compartilhadas com colegas e da conexão com a natureza. Desde 2009, o casal também têm realizado o "Encontro de Saúde Mental dos Guerreiros" nos bastidores dos shows do Def Leppard pelo país. Esses encontros proporcionam eventos comunitários para os veteranos saírem e se divertirem uns com os outros.



Fonte: Whiplash