Retrospectiva Rock News - Top 10 álbuns de 2012 (Lucas Caldeira)

Fazer uma lista com os melhores lançamentos de um determinado ano não é fácil, principalmente na ocasião de anos com grandes índices de produção por parte de artistas. Abaixo, você irá conferir os 10 melhores discos lançados neste ano de 2012 com uma breve descrição abaixo de cada imagem sobre o lançamento.

Lembrando que a ordem não é sequencial, ou seja, não existe uma sequência padrão.


'Clockwork Angels' - Rush

O 19º álbum de estúdio lançado pela banda canadense, Rush, foi gravado entre 2010/2011 e lançado apenas em junho deste ano. Com análises de disco honrosas realizadas pela crítica, 'Clockwork Angels' pode ser definido como um álbum mais moderno e que se olharmos pelo lado progressivo não decepciona. 



'Apocalyptic Love' - Slash

Com a participação de Myles Kennedy nos vocais, Todd Kerns no baixo e o baterista Brent Fitz, o guitarrista Slash conseguiu provar de vez que ainda está apto a produzir música de qualidade. A essência punk rock e hard rock nunca estiveram tão presentes na carreira do guitarrista desde os tempos de Guns n' Roses.


'Blunderbluss' - Jack White

Com o blues em alta, Jack White lança 'Blunderbluss', seu primeiro disco solo. Parece que o tempo no The White Stripes fez bem. Sem dúvidas, está entre os 3 melhores do ano.



'House of Gold & Bones Part. 1' - Stone Sour

Para muitos, o melhor álbum de toda a carreira do Stone Sour. Com o foco mais voltado para o metal, Corey Taylor manteve no quarto disco de estúdio características mais pesadas em que nos outros três álbuns, em quais os fatores não eram tão presenciais.


'Head Down' - Rival Sons

Já ouviu falar de Rival Sons? Não?! Procure ouvir. Em seu terceiro álbum de estúdio, o grupo californiano é uma das promessas do hard-rock, onde diferentemente de seus antecessores, a influência de Led Zeppelin está menos nítida. Porém, foi(até agora) a que chegou mais perto de Doors, Stones, The Who e até do próprio Zeppelin. Boa audição.



'Wrecking Ball' - Bruce Springsteen

O lugar certo para encontrar rock clássico que relembre o início dos anos 60. Em seu décimo oitavo álbum, Springsteen faz com uma pitada de country e folk um dos melhores álbuns de 2012. Talvez a melhor atração já confirmada (até agora) para o Rock in Rio.



'Monster' - Kiss

Desde 1983('Lick it Up') fiquei esperando pela ''volta'' do Kiss. Tal volta que podia ter sido menos dolorosa, afinal, o 'Sonic Boom'(2009 e antecessor de 'Monster') me fez acreditar que me decepcionaria ao escutar o mais recente disco. Bom álbum, superou minhas expectativas. Destaque para ''Hell or Hallelujuah'' e ''Back to the Stone Age''.



'The Russian Wilds' - Howlin Rain

Segue a mesma proposta do Rival Sons. Rock clássico e que a cada música dá mais vontade de se ouvir. Aberto com a longa ''Self Made Man'', 'The Russian Wilds' é uma das poucas bandas dos anos 2000 que consegue fazer música de qualidade. Para quem curte Deep Purple, Cream e coisas relacionadas, é um ótimo disco.



'24 Strings & a Drummer' - Night Ranger

Um dos mais novos da minha coleção. Diferentemente dos outros álbuns citados acima, o '24 Strings & a Drummer' é um disco gravado ao vivo e é simplesmente o hard-rock em essência. Um clássico.




'Choice of Weapon' - The Cult

O nono álbum do The Cult reúne expressão, força e qualidade. Um acervo compacto de toda a experiência adquirida pelo grupo desde o primeiro disco gravado em 1984, 'Dreamtime'.