Hamer Guitars declara falência


No ultimo dia 06/12, a subestimada marca Hamer de guitarras e baixos declarava o fim das fabricações. A empresa não ia bem com as vendas desde 2007 - quando a marca Fender a comprou.

Fundada em 1973 por Paulo Hamer, Jol Dantzig e John Montgomery, a Hamer foi uma das pioneiras na fabricação de cópias perfeitas das 'Explorer' e 'Flying V', originais da Gibson.


A Hamer começou a divulgar seus instrumentos com pequenos anúncios em preto e branco em revistas de guitarras em 1974. Até 1977, a empresa empregava até sete endosers - Jethro TullBad Company foram alguns deles.


A empresa ganhou mais popularidade no final dos anos 70 com o patrocínio oficial do guitarrista Rick Nielsen, do Cheap Trick.


Judas Priest


Nos primórdios do Judas Priest, Ian Hill tinha preferência por um Jazz Bass 1970, da Fender. Porém nos meados dos anos 80, trocou sua Fender por baixos personalizados da Hamer Guitars, confiando num som mais pesado, que se adaptasse mais ao Judas Priest.


Entre 1985-86 o guitarrista Glenn Tipton também optava pela Hamer. Quando ele começou a usar diversas guitarras da Hamer, se interessou em modelos signatures, que eram usados ​​quase que exclusivamente em performances ao vivo até 2009. Atualmente, Glenn ainda utiliza suas Hamers.


Gary Moore


Se é pra falar de Hamer, não podemos esquecer também de Gary Moore.
Ele teve uma breve passagem com a Hamer no final de 1984, começando com uma Explorer série número 10 padrão de acabamento natural com captadores Slammers Hamer, fabricados pela DiMarzio.

Gary Moore ganhou a guitarra de seu técnico Graham Tilly em 1984.


Steve Stevens


Também nos meados dos anos 80, Steve Stevens (Billy Idol) se tornava endoser oficial da Hamer já com ideias de criar signatures "SS-I", II e II. Antes se filiar com a Hamer, Steve usava guitarras da Charvel/Jackson.

Além dos músicos citados acima, também usaram Hamer os guitarristas Michael SchenkerWolf Hoffmann (Accept), K.K. Downing (Judas Priest). Ambos usaram modelos Flying V.


Ao falar de Heavy Metal e Hard Rock oitentista, a Hamer com certeza foi uma das primeiras opções dos músicos da época, assim como a Kramer (que hoje pertence à Gibson), Charvel/Jackson (Fender), BC Rich, Ibanez, entre outras.